7 Razões para Viver em New Brunswick

New Brunswick é uma das melhores províncias do Canadá para se viver. Digo isso com a “autoridade” de quem já morou em três regiões do Canadá e conhece todas as dez províncias do país. E, neste post, apresento 7 boas razões para você considerar New Brunswick seu futuro lar.

7 Razões para Viver em New Brunswick

1. Custo de Vida

O custo de vida em New Brunswick é relativamente baixo. Aluguel em conta, imóveis a preços atraentes, alimentação e entretenimento de baixo custo. Veja estes prints que tirei do Numbeo comparando o custo de vida de três cidades populares entre os brasileiros (Toronto, Vancouver e Montreal) com o da maior cidade da província de New Brunswick (Moncton) e tire suas próprias conclusões:

Nota: Esses prints foram tirados em 31 de julho de 2017.

2. Tudo “Logo Ali”

Nova Scotia, Quebec, Prince Edward Island e Maine na porta de casa. Boston a 8 horas de carro. Toronto a 2 horas de avião. Para quem precisa ou gosta de viajar com frequência, New Brunswick é pura conveniência. Outra vantagem é que você pode atravessar a província de uma ponta à outra em poucas horas — ou seja, não há desculpa para não conhecer as maiores cidades e principais atrações turísticas de New Brunswick nos fins de semana e feriados. 

3. Praias Badaladas

New Brunswick tem praias de areia fofa e água “quente”. Por isso, muitos canadenses e americanos passam o verão aqui. Mas atenção: as praias de New Brunswick lotam na alta temporada! A dica, então, é curtir a praia durante a semana ou chegar cedinho nos fins de semana. 

4. Culinária de Primeira

New Brunswick é o céu na Terra para quem é bom de garfo e de taça. A província é bem abastecida de restaurantes, feirinhas e vinícolas. Coisas que você NÃO pode deixar de provar quando chegar aqui: cidra da marca Scow, fiddlehead e pão feito em forno de lenha da padaria Pain du College. A província também é famosa por seus frutos do mar e pela massa donair.

5. Bilinguismo

Uma das peculiaridades de New Brunswick é o fato de a província ser oficialmente bilíngue. Grande parte das pessoas que nasceram aqui ou moram há muitos anos na província fala fluentemente as duas línguas. Você vai ouvir as pessoas na rua falando uma língua ou outra — e, às vezes, as duas ao mesmo tempo! 

6. Povo Amigável

Eu considerava os habitantes de Newfoundland os mais amigáveis e engraçados do Canadá. Eles continuam sendo os mais engraçados, mas perderam o posto de amigáveis para os habitantes de New Brunswick! Uma coisa que você vai perceber logo que chegar aqui é como as pessoas de New Brunswick são bacanas. Assim que cheguei, uma das vizinhas tratou de me ajudar a limpar o jardim de casa. O eletricista, que não era meu conhecido, disse que a conta de mais de mil dólares de um reparo que ele fez poderia ser paga no mês seguinte. E esses são apenas alguns exemplos. Você, em poucos dias, vai se sentir mais em casa aqui do que em qualquer outra parte do Canadá.

7. Poucos Brasileiros

Não há muitos brasileiros em New Brunswick. Na cidadezinha da Grande Moncton em que moro, por exemplo, dizem que sou a única brasileira. Essa escassez de brasileiros é boa, pois você acaba interagindo mais com os locais. Aliás, não tem lugar melhor no Canadá para acelerar o aprendizado do inglês ou francês (#ficaadica). 

E você, mora (ou já morou) em New Brunswick e quer compartilhar suas considerações sobre a província? Está pensando em vir para cá e quer tirar algumas dúvidas? Então sinta-se bem à vontade para deixar seu recadinho logo abaixo, nos comentários. 

57 thoughts on “7 Razões para Viver em New Brunswick

  1. Legal o post, ando mesmo pensando em mudar para uma província mais tranquila e menos badalada que Vancouver. Mas o que prende a gente em cidades como Vancouver e Toronto são os empregos mesmo, eu sou da área de marketing e meu marido é de TI (game programming), imagino que não tenham muitas oportunidades nessas áreas por aí, né? Bem que eu queria! 🙂

  2. Ola, Obrigado pelas dicas!
    Vou para NBCC em NB – Moncton no ano que vem, minha esposa e filha de 1 ano vão comigo…
    Estou meio preocupado com o baixo $ do college, deve ter algum lado negativo para isso, não? mas não vi nada que comprove essa minha teoria…
    Encontro pouquissimas pessoas que vão para NB e não tenho muitas informações ..
    Poderia me dar seu email para me esclarecer mais duvidas????? rs

    Agradeço muito!

    1. Oi, Rodrigo. O custo de vida em NB é baixo, por isso o valor da tuition é menor. Você pode publicar suas dúvidas aqui mesmo, na seção de comentários.

  3. Eu estou pensando em ir conhecer a província pois meus filhos e quem sabe eu também imigrar para o Canadá. .Venho a algum tempo acompanhano e lendo sobre a província. .Muito legal seu post..Parabens

    1. Oi, Thales. Dei uma pesquisada; olhe o que encontrei: “[…] We can say with certainty that in New Brunswick Saint John has the largest IT sector by employment, Fredericton has the largest IT workforce and Moncton has a strong IT workforce with more than 1,700 employed in IT occupations giving it a higher concentration of IT workers than most other urban centres in Canada ahead of places such as Guelph, London and Kingston”.

  4. Olá. Estou decidido a imigrar com a família para o Canadá até meados de 2019. Temos uma amiga em Montreal que nos “abriu a sua casa”. Todavia, nos interessamos muito por Saint John, Halifax dentre outras. Indo como turista, antes de vencer o visto, qual a chance de conseguir trabalho e mudar de status imigratório?

    1. Oi, Daniel. Dificilmente, você vai conseguir tirar um visto de trabalho ao entrar no país como turista. Talvez o programa de imigração do Atlântico seja mais interessante para você. Dê uma olhada: saiba mais aqui.

  5. Olá!! Eu e meu esposo estamos pesquisando sobre New brunswick para morar. Meu esposo está com visto de trabalho e pesquisando emprego nessa área. Ele é da área de TI. Gostaria de saber qual região é melhor para essa área de trabalho, considerando o fato de que eu precisarei vir ao Brasil uma vez no ano (região que tenha passagens mais em conta) e vamos com duas crianças. Estamos na dúvida entre Moncton, Fredericton e Saint John.

  6. Olá, estou pesquisando cidades pois eu meu marido e meu filho de 3 anos, vamos para o Canada no fim de 2019.
    Eu para estudar e meu marido trabalhar.
    Poderia me informar como é a area de trabalho aí? Ele trabalha na area de Qualidade de carros, porem não faz questão de trabalhar só nisso. Poderia abranger em outras areas tambem!

  7. Olá, eu estava procurando uma escola de idiomas nessa região mas não encontrei até agora. Existe alguma escola de idioma nesta região? Além de você, ouvi outras pessoas falarem muito bem da mesma. Agradeço desde já.

  8. Olá, vamos em agosto para Moncton, eu estudando na NBCC e minha esposa com visto de trabalho. No são filho de 10 anos vai precisar de uma escola em inglês, alguma sugestão de uma boa escola, de preferência perto da NBCC? Obrigado

  9. Oi Juliana, adorei seu texto! Bastante informativo!
    Eu e meu marido temos uma empresa provedora de internet aqui no Brasil, mas nosso sonho é morar no Canadá. Então estamos com planos de investir em alguma província que esteja carente de banda larga (incrivelmente isso ainda existe no Canada tb). Há alguns dias atrás li um artigo sobre províncias do atlantico que apresentavam problemas com internet em regiões remotas, cidades pequenas não eram atendidas.
    Enfim, vc saberia me dizer se já ouviu falar sobre isso? Se isso realmente procede? Pq como já vi que eles querem bastante profissionais de TI pra esta região, implicaria uma região já bem abastecida de tecnologia, não? kkkk que confusa
    Anyway, obrigada desde já! Abraço!

  10. Oi, Juliana gostei muito de seu post, eu tenho permanent resident CARD e estou escolhendo onde morar, e suas respostas são ótimas. Parabéns!!!

  11. Oi Juliana tudo bem!
    Excelente post!
    Queria sua opinião sobre uma questão que estou no meu plano de ir para o Canadá. Se possível claro. rs
    Estou pensando em fazer um intercâmbio (inglês 4 semanas)/visita exploratória, porém estou na duvida sobre duas coisas, se vai realmente valer a pena fazer essa visita, por conta dos custo, se vou para New Brunswick e tendo estudar por ai, em uma das 3 cidades principais, ou se vou fazer isso em Toronto e tipo uso um fina de semana que estarei livre para ir a NB e fazer a vista.
    Meu intuito é morar em NB futuramente, por isso a visita, conhecer o lugar, agora o medo é se é um investimento algo apenas para conhecer.
    Talvez estando em Toronto seja mais vantajoso, em termos de viagem, infelizmente ainda não consegui me decidir.
    Sei que são pergunta com questões mais pessoais, mas se puder deixar sua opinião seria de grande ajuda!
    Desde já eu agradeço!

    1. Oi, Augusto. Se o seu objetivo é morar em NB, o ideal é fazer seu curso aqui. Afinal, não dá para conhecer uma província em apenas dois dias. Boa sorte!

  12. Olá. … Gostaria de saber se visto de trabalho é só para pessoas que conseguem contrato de trabalho no Canadá? Ou posso conseguir visto de trabalho estando no Brasil sem promessa de trabalho aí?

  13. Olá! Minha esposa e eu estamos nos preparando para dar entrada no EE, e estamos quase decididos a ir para NB. Minha esposa é enfermeira e eu sou cinegrafista. Tem alguma ideia de como estão essas áreas aí em NB?

    1. Oi, Felipe. Talvez Vancouver e Toronto sejam cidades mais interessantes para a sua área. Sobre a profissão de sua esposa, ela é regulamentada no Canadá.

  14. Olá. Pretendo ir para New Brunswick em janeiro de 2019. Se gostar e tiver boas perspectivas, imigrar. Nesta primeira vez como turista. Se tiver alguém que escreva em português, gostaria de me comunicar e fazer amizade. Sou muito sensato e independente financeiramente, não incômodo ninguém. Vou com minha esposa e filha de 12 anos. Tenho bons conhecimentos de inglês mas não converso fluentemente. Obrigado.

  15. Olá, Juliana. Obrigada por compartilhar essas informações.
    Sou formada em serviço social pela UFRJ (bacharelado, duração de 5 anos).
    Você saberia me dizer se tem campo de trabalho para assistente social (social worker) em Saint John?
    Caso meu esposo e eu não consigamos emprego nas nossas áreas de formação, você acha que é relativamente tranquilo conseguir um emprego, digamos, mais simples? Pretendemos tentar o processo de imigração e até 2020 nos mudarmos com nossos dois filhos. Somos servidores públicos.
    Muito obrigada!

  16. Boas gostei muito da sua publicaçao e no inicio de 2019 vo fazer um intercambio com pensamento em aplicar para college na area da logistica vc sabe se no NB tem algum college com esse programa e se a area de logistica ta explorada no NB.(tenho 4 anos de experiençia aqui no brasil como operador de empilhadeira e expedidor)

  17. Ola Juliana. Parabéns pelo post. NB ainda é uma provincia com pouca informação, para quem quer imigrar.
    Estou gostando muito da região. Vou estudar e meu marido trabalhar. Você saberia me informar se a NBCC é um instituição pública? Somente as publicas são validas no processo EE.
    Muito obrigada.

  18. Olá!
    Sou formado em História, estou fazendo Mestrado em Estudos Étnicos e graduação em Gastronomia, ambos na Universidade Federal da Bahia.
    Será que consigo emprego em alguma dessas áreas em New Brunswick com facilidade?

    Obrigado!

  19. Oi Juliana muito obrigado pelas informações.

    Tenho uma pergunta… eu já foi aceito na Universidade de New Brunswick e estou procurando voos para viajar … qual é a opção mais barata e qual é a rota pra gente llegar lá (Fredericton).

    Obrigando mismo pela sua ayuda.

    Deus Abençoe muito.

  20. ola ! Juliana, adorei seu post e quero ir nas minhas ferias para reconhecer a provincia ja iniciei o meu projeto canada e adorei NB. quero estudar melhor o inglês ai para o college q vou fazer depois e meu marido trabalhar.
    conhece uma escola de inglês para ir depois para o college quero fazer pós de gestão de projeto.
    obrigada pelas sua dicas.

  21. Bom dia Juliana…
    desde já lhe agradeço por compartilhar otimas informações sobre o local, sou casado e tenho 2 filhos pequenos, queria saber se indo para ai com a familia e a esposa estudar, se consigo emprego com facilidade? vc tem alguma agencia que possa procurar emprego?

  22. Olá, adorei o post. Sabe dizer como está o mercado de TI ?
    confesso que New Brunswick, está entrando na disputa com ST. Abert.

    Continue fazendo posts como este.

    Até breve….

  23. Olá, sou formado em adm. financeira e minha esposa em RH, estou pensando em ir estudar na NBCC em 2019… Business Administration: Management.
    Como é o mercado de trabalho em Moncton para quem trabalha com finanças e RH? O francês é essencial?

    Obrigado

  24. olá, sou trinador de futebol infantil, separado, 2 filhos e pretendo ir morar em new brunswik, saint john, voce acha que tenho chances? conseguiria chegar como turista e estabelecer para trabalhar?

    1. Oi, Rômulo. Com visto de turista, você não pode trabalhar. Caso queira trabalhar em NB, converse com um consultor de imigração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − thirteen =