Jô Ramos Fala sobre o Salão do Livro Canadá 2017

Entrevista exclusiva com Jô Ramos, produtora executiva do Salão do Livro Canadá.

O que é o Salão do Livro Canadá?

Faz parte de um projeto meu de popularizar a língua portuguesa no mundo. Do mesmo jeito que ocorre em Nova York, Berlim, Lisboa e França. Levo autores nacionais para exposição, divulgação e venda de suas obras em vários países; o mesmo ocorrerá em Montreal. Espero que a nossa comunidade fique atenta e participe deste encontro.

Você acha que a literatura é uma ponte para  aproximar países?

É uma ponte para aproximar países e pessoas. A poesia e a literatura sempre cumprem de uma forma ou de outra este caminho de unir mundos, sonhos e desejos. A literatura te leva para um contato com outras culturas, e sempre fomos muito bem recebidos nos países por onde passamos.

Você já realizou outros salões? Como este projeto começou?

Sim, criei os salões de livros de Nova York, já estamos no terceiro, Lisboa, também no terceiro ano, Berlim e França, onde estaremos em 2018. Comecei a frequentar as feiras literárias oficiais de alguns países e achei que os salões poderiam ser uma extensão desses macroeventos e cumprir também, de uma forma mais íntima, o contato entre autor e público.

Quem vem para o Canadá? Você pode adiantar quem são os escritores?

Não trabalho com autores famosos, trabalho com os novos escritores que apostam na divulgação de seus trabalhos, mas posso adiantar que teremos Liliane Ribeiro, Ana Costa, Haroldo Brito, Mirian Menezes, Valéria Gravino, Matheus Arcaro etc. Muitos não podem viajar no momento, mas seus livros estarão expostos para vendas.

Uma feira literária canadense no Brasil também faz parte do projeto?

Sim, é uma contrapartida minha. Espero com isso obter um apoio maior das instituições e empresas canadenses, que diga-se de passagem, até agora não aconteceu, mas continuo tentando.

Tome Nota

O 1º Salão do Livro Canadá vai acontecer no dias 9 e 10 de setembro de 2017, na Padoca Pâtisserie Brésilienne, em Montreal, no Canadá. O evento cultural vai ser um salão exclusivo sobre literatura brasileira no país do primeiro-ministro Justin Trudeau. O salão literário tem o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Montreal e da Air Canada e pretende estimular a venda de livros de autores brasileiros no Canadá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 + 19 =