Marco Castillo: a Musicalidade Brasileira que Conquistou o Canadá

O músico brasileiro Marco Castillo é uma referência da Latin/World Music no Canadá. Em terras canadenses, lançou três álbuns, recebeu prêmios e virou influência musical para vários músicos do país. Nesta entrevista, Marco conta um pouco de sua trajetória musical no Canadá, país que ele adotou como lar em 2006.

O Canadá oferece boas oportunidades de trabalho e crescimento profissional aos músicos estrangeiros de uma forma geral?

Acho que o Canadá oferece muitas oportunidades de um modo geral; o trabalho do músico é muito complexo e ser bem-sucedido depende de vários fatores que vão além das oportunidades.

A sua trajetória musical começou no Brasil. Como foi essa transição para você? Desafiadora?

Acho que a cultura dos dois países é muito diferente; qualquer mudança é um desafio. Eu mudei muito desde que cheguei, mas naturalmente sem esquecer minhas raízes; temos que nos adaptar e estar abertos a aprender diariamente. Eu, particularmente, gosto de desafios; acho que eles nos fazem progredir.

Depois de tantos anos vivendo e trabalhando no Canadá, a musicalidade do país influenciou sua arte de alguma forma?

Excelente pergunta. Uma das coisas que passei a me interessar foi justamente a cultura musical; não sei se influenciou minha musicalidade pois sempre gostei da música da cultura Inglesa, mas acho que passei a apreciar de forma diferente. Na verdade, sem querer ser pretensioso, eu sinto que influenciei muitos músicos daqui, através do meu trabalho de música brasileira.

Você é, sem dúvida, um dos músicos brasileiros mais renomados aqui do Canadá. Ao que você atribui todo esse carinho dos canadenses?

Eu amo muito o que faço. O canadense é um povo muito educado e interessado em outras culturas; a meu ver, se você trabalha com profissionalismo, seriedade e perseverança, terá sempre o reconhecimento merecido.

Você realiza muitos shows por aqui, especialmente em Manitoba. Existe alguma agenda de shows online que os brasileiros que estão no Canadá ou vindo para cá podem conferir se quiserem prestigiar sua música ao vivo?

Sim, é verdade. No meu website, procuro manter sempre atualizada a minha agenda além de ter links para meu canal do YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc. Vocês podem conferir no endereço: www.marcocastillo.ca.

2 thoughts on “Marco Castillo: a Musicalidade Brasileira que Conquistou o Canadá

  1. Muito Legal!
    Sou estudante de musica, e sem nem mesmo ter terminado a Faculdade, já vejo a dificuldade de ser um musico no Brasil. Por isso estou pensando muito em procurar oportunidade num país como o Canadá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 5 =