Como Encontrar Imóvel Barato no Canadá

O sonho de muitos recém-chegados ao Canadá é comprar um imóvel no país. Infelizmente, o mercado imobiliário canadense pode assustar bolsos mais humildes (como o meu). Segundo The Economists, as casas no Canadá custam aproximadamente 40% mais do que deveriam.

Diante desse cenário, há quatro opções:

  • Cair na cilada de financiar um imóvel supervalorizado e rezar para que a tal bolha imobiliária não estoure na sua cara;
  • Financiar uma casa bacana em uma cidade onde os valores ainda são compatíveis com a realidade;
  • Comprar, em cash, um fixer-upper;
  • Continuar vivendo feliz de aluguel.

Eu fiquei com a penúltima alternativa.

Por que Decidi Comprar um Fixer-Upper

Como sou freelancer, financiamento estava fora dos meus planos. Optei, então, pela compra de um fixer-upper à vista. E tinha que custar, no máximo, o valor de uma boa pick-up canadense. Sim, tinha que custar o preço de um carro. Mesmo. Literalmente. Não, não é força de expressão. Era o dinheiro que eu tinha.

Passo a Passo da Aquisição

1. Escolha da Região

Morava em British Columbia e sabia que lá não encontraria nenhum fixer-upper pelo preço de um carro. Então entrei no realtor.ca, digitei o montante que estava disposta a investir, cliquei em buscar e analisei o mapa do Canadá cuidadosamente.

New Brunswick parecia a província mais atraente. Praias de areia fofa e água “quente”, comida boa, natureza linda, localização estratégica, povo simpático, custo de vista baixo. Vários prós, com exceção do inverno rigoroso. Prós e contras na balança. Os prós venceram. New Brunswick seria meu novo lar – Grande Moncton, mais especificamente.

2. Escolha do Agente Imobiliário

Tive a sorte de cair nas mãos confiáveis de um agente chamado André Boudreau, da Exit Realty Associates. Ele teve paciência de visitar todas as casas por mim e tirar fotos de cada uma delas. Isso porque eu, em nenhum momento, fui a New Brunswick para visitar as casas ou conversar pessoalmente com o André. Foi tudo feito remotamente. Até os contratos iniciais foram assinados online!

3. Escolha da Casa

Demorei semanas para encontrar o fixer-upper ideal. Era uma casa enorme, centenária, inabitada há três anos, localizada numa vila pacata da Grande Moncton e com uma vista linda. Fiz minha oferta colocando como condição de compra uma vistoria técnica do imóvel.

A vistoria custou, aproximadamente, 500 dólares canadenses e gerou um relatório detalhado sobre a casa. Dois problemas apontados pelo técnico eram motivos de preocupação: ausência de sistema de aquecimento e rachaduras no encanamento. Pedi desconto pela casa para poder cobrir essas despesas. O banco aceitou minha contraproposta. Sold!

E assim, virei proprietária de um imóvel no Canadá…

Alerta sobre Fixer-Upper

Comprar um fixer-upper não é para qualquer um. Pelos próximos dois anos, a minha cozinha vai se resumir a um fogão de camping e uma pequena geladeira. As horas de lazer, agora, são horas de batente. É divertido, gratificante, você aprende um bocado sobre renovação, mas exige uma certa dose de loucura e desapego aos confortos de uma vida normal.

Tome Nota

  • Confira casas em regiões menos óbvias. Se estiver interessado em comprar algo na Grande Moncton, mande um e-mail para o André indicando que você é leitor do Rede Canadá. O atendimento é feito em inglês e francês.
  • Jogue no Google News o nome da rua na qual o imóvel que você deseja comprar se localiza. Leia notícias recentes e antigas. Verifique também se o imóvel não está localizado numa região de alta criminalidade ou em zona de alagamento.
  • Não se estresse tanto com a compra. Leve um pouco na diversão. Afinal, é sua primeira casa no Canadá!

Se quiser esclarecer dúvidas sobre questões que não foram tratadas neste post ou se desejar relatar sua experiência com a compra de um imóvel no Canadá, deixe seu comentário abaixo. Confira também o post Quer Comprar Casa no Canadá? Rosa da Silva Mostra o Caminho.

6 thoughts on “Como Encontrar Imóvel Barato no Canadá

    1. Oi, Guilherme. Comecei a renová-la semana passada. Vai demorar 2 ou 3 anos para a casa ficar pronta, pois vou renová-la aos poucos, sem pressa. A renovação + o preço da casa vai resultar num valor um pouco inferior ao de mercado de uma casa “pronta para morar” igual a minha. Isso porque muitas coisas vão ser feitas por mim. No fim do ano, vou fazer um post sobre isso, inclusive compartilhando fotos e dicas para quem deseja comprar um fixer-upper. Abraço!

    1. Oi, Wellington. Obrigada! Antes de morar em BC, morei em ON. Lá, também neva bastante, então não foi uma surpresa. Mas o inverno de NB é, sem dúvida, o ponto negativo da região — o único até o momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six − six =