Diplomacia Aberta em Montreal

Entrevista exclusiva para o Rede Canadá com a presidente do recém-formado Conselho de Cidadania de Montreal, a estilista e empresária Ananda Guarany.

O que é um Conselho de Cidadania?

Um Conselho de Cidadania é uma ponte direta entre a comunidade e o corpo diplomático brasileiro. O objetivo é ajudar a solucionar os problemas que a comunidade brasileira local enfrenta no exterior, por meio da implementação de projetos em benefício da comunidade.

Ananda Guarany. Arquivo pessoal.

Como o primeiro Conselho de Cidadania de Montreal foi formado?

O Conselho nasceu da necessidade de uma maior comunicação com o Consulado-Geral do Brasil em Montreal. Não foi fácil ou rápido. Estamos no processo de criação e implementação há mais de um ano. Foram muitos debates, conversas com os diplomatas e a finalização com a eleição dos conselheiros em uma votação aberta para um mandato de 2 anos.

Quem são os conselheiros em Montreal?

São pessoas da própria comunidade brasileira que vivem em Montreal, de diferentes faixas etárias, profissões, religiões, vindas de diferentes partes do Brasil. Os conselheiros são unidos pela mesma vontade de ajudar a comunidade. Eles se candidataram e foram eleitos para assumir o posto de caráter voluntário, não remunerado e sem vínculo formal com o governo brasileiro ou partidário. Somos 12 representantes com grande diversidade cultural, o que nos torna capacitados a representar os mais de 8 mil brasileiros que moram na região de Montreal.

Como surgiu a ideia desta participação da sociedade?

A ideia foi definida em 2010 com a criação do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior, o CRBE, que hoje funciona como um conselho-mãe para todos os conselhos de Cidadãos e de Cidadania espalhados pelo mundo. Os conselhos possibilitam que a sociedade participe, na prática, da vida consular.

Como a pessoa pode ter contato com o Conselho?

A definição dos cargos foi definida há poucos dias e vamos implementar um site para facilitar a comunicação. Por enquanto, quem quiser mais informações ou dar sugestões, pode entrar em contato por mensagem na página do Conselho de Cidadania no Facebook. A participação de todos é muito importante e super bem-vinda! Estamos ansiosos para saber como poder ajudar!

_____________________________

Conselho de Cidadania dos Brasileiros em Montreal (Gestão 2017-2019)

Além de Ananda Guarany na presidência, o Conselho de Cidadania de Montreal é formado por Marcos Rodrigues como vice-presidente, Rubem Ribeiro Jr. como secretário-geral, Rosane Rodrigues como secretária de comunicação e os conselheiros Kalli Morais, Lucas Alenquer, Grazielle Henke, Ed Batista, Michelangelo Madalena, Roger Pereira, Mariana Estevam e Sergimar de Araújo.

One thought on “Diplomacia Aberta em Montreal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 15 =