5 Passos para Comprar Imóveis no Canadá

Você está no Canadá e pensa em comprar uma casa no país? Então confira o passo a passo que preparei para você:

1. Pre-approval

O banco vai analisar  sua situação financeira e  determinar o quanto  vai emprestar a você. Geralmente, essa decisão é baseada no seu pay-stub (contracheque ou carta do empregador ) e nos dois últimos impostos de renda. Se você for um trabalhador autônomo, outros critérios vão ser analisados.

2. Down Payment

Se a entrada for inferior a 20% do valor do imóvel,  o comprador vai ser obrigado a pagar o seguro CMHC (entre outros) .

3. Crédito Score

Assim como no Brasil, onde o SPC e o SERASA são as empresas responsáveis por informações sobre crédito, no Canadá as empresas Equifax e TransUnion fazem esse papel, analisando seu histórico de crédito. Essa análise leva em conta as suas dívidas e o quão bom pagador você é.

4. Closing cost

Além do down payment, o comprador precisa ter 1.5% do valor do imóvel para despesas com advogado, transferência de títulos, seguro da casa etc. Esses valores variam de província para província.

5. Appraisal e Home Inspection

Quando o cliente faz uma oferta para a compra, ele também tem direito a ter um avaliador para saber o estado geral da casa (home inspector). Já a utilização de um avaliador do preço da casa (appraisal) é recomendada quando não há envolvimento do seguro obrigatório ou quando a venda não envolver um corretor de imóveis.

Dicas Importantes

Gostaria de lembrar o que não se deve fazer enquanto você estiver no processo de pré-qualificação :

  • Não troque de trabalho
  • Não compre carros financiados
  • Não use os seus cartões de crédito
  • Não gaste  dinheiro que está destinado à entrada e aos custos finais. O banco vai exigir extratos que mostrem que o dinheiro está na conta há 90 dias
  • Não omita dívidas pendentes

O processo de financiamento pode demorar até 72 horas para ser finalizado. Quando for fazer a proposta para a compra, diga ao seu corretor para esperar os cinco dias de prazo que são oferecidos para o financiamento ser aprovado. Quando você faz a proposta para compra, é exigido um depósito — que é feito para garantir o negócio, mostrando que você realmente tem interesse no imóvel. Se a proposta for aceita e o financiamento for aprovado, parabéns!

Autora: Flavia da Silva, especialista em Financiamento  Imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8 − six =